domingo, 24 de fevereiro de 2013

Plantas Perenes

Hoje eu vou falar das plantas perenes. Para quem não sabe, plantas perenes são aquelas duram por muito tempo.
Vou fazer uma lista de plantas perenes, e quando for possível, farei um post sobre cada uma delas. Mas quem tiver dúvidas, podem deixar nos comentários, que eu responderei no que for possível.

PLANTAS PERENES:
→ Agapanto
→ Antúrio
→ Azaleia
→ Caliópsis
→ Copo-de-leite
→ Cravo
→ Crisântemo
→ Espada-de-são-jorge
→ Estrelítzia
→ Gazânia
→ Gerânio
→ Gérbera
→ Hemerocale
→ Íris-Germânica
→ Margarida
→ Mosquitinho
→ Prímula
→ Violeta-Africana

Participe também, colocando nos comentários plantas que não estejam na lista.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mudas ou sementes?

As pessoas que estão começando a ter experiências com jardinagem tem uma dúvida quanto a forma de plantio. Muitos não sabem como começar, se por meio de mudas já formadas, mudas a serem formadas ou sementes.
Para isso, o meu conselho é o seguinte: as sementes maiores (visíveis a olho nu) vale a pena semear, pois não exigem tantos cuidados. Já as sementes minúsculas, difíceis de ver e pegar com a mão, exigem maiores cuidados ao serem semeadas.
Comprar mudas já formadas, e a partir daí fazer o transplante para vasos maiores ou para o jardim, é o método mais fácil. Mas, você não irá acompanhar o desenvolvimento da planta desde o início.
Você também pode criar mudas de diversas plantas, desde que a planta em questão, suporte os métodos de reprodução. Os métodos podem ser: estaquia de ramos, estaquia de folhas, mergulhia, alporquia, divisão de rizomas, divisão de touceiras e sementes. Destes métodos, o mais fácil é o de divisão de touceiras, porque a planta e raízes já estão formadas, é só separá-las.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Como vão as mudas semanas depois...

Eu havia postado neste blog, dicas de como enraizar gloxínia na água e como fazer muda de flor-de-maio.
Hoje vou postar para vocês fotos de como estão elas semanas depois.

As folhas enraizadas na água, agora no vaso.

A gloxínia matriz (a esquerda) e o broto enraizado em água e posto no vaso (a direita)


Flor-de-maio com novos artículos ("folhas")

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

As Plantas

É muito bom entrarmos em contato com as plantas. Plantar desde a semente, replantar, fazer uma estaquia de folha ou de ramos, regar, podar e vê-las florescerem.
As plantas são seres vivos, elas se sentem melhor quando cuidamos delas, quando damos atenção a elas. Se ela está feia, doente ou simplesmente murcha, foi porque deixamos de cuidar delas, mesmo por um pequeno período.
Quem pode, tenha plantas, em casa. Além de ser uma atividade relaxante, deixa o ambiente muito mais bonito.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Dicas de Jardinagem

Vou postar algumas dicas fáceis para quem tem plantas em casa:
→ Cactos não precisam ser regados frequentemente. Se for vaso pequeno (no caso de vaso de plástico), quando a terra em cima secar, espere uns 2 ou 3 dias para regar (por ser de plástico, a terra pode estar seca superficialmente, mas não internamente).
→ Limpe as folhas das plantas. É por ali que elas fazem a fotossíntese e "respiram". A planta irá ficar mais bonita, pois não ficará aquele aspecto de "planta abandonada".
→ A água em que se lava o arroz contém bastante nutrientes. Regue as plantas (mas não molhe as folhas, pois podem ficar sujas).
→ Fique atento se aparece algo de diferente na planta. Mudança de cor e furos nas folhas, folhas enroladas, podem ser sinais de pragas. Em caso de pragas, elimine-as o mais rápido possível.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vídeos de Jardinagem

No YouTube sempre encontramos vídeos e mais vídeos interessantes.
Resolvi compartilhar vídeos explicativos, que são bastante úteis para quem não tem muito conhecimento sobre plantas.
O primeiro que me chamou a atenção foi este exibido pela Tv Gazeta, com explicações de Nô Figueiredo de como usar o substrato ideal:



E este, de como fazer mudas de alguns tipos de plantas:



E este, de como cultivar cactos:



sábado, 26 de janeiro de 2013

Dicas para cuidar de cactos

Hoje vou falar um pouco dos cactos, que são plantas fáceis de cuidar, mas alguns erros podem ser fatais para eles.

1. Regas
Os cactos devem ser regados somente quando percebe-se que a terra está bem seca. Uma dica que eu dou é regar e quando a superfície estiver seca, espere mais um ou dois dias para regar (no calor; no frio regue em mais dias). Isso porque a primeira parte que irá secar é a superfície, então há riscos de que no fundo do vaso, ainda tenha umidade.
Eu faço assim, e os cactos nunca deram sinais de falta de água.

2. Exposição
Os cactos são plantas de pleno sol, por isso deixe em um lugar, que pegue a maior quantidade de sol possível. Se não bate sol direto, deixe pelo menos em um lugar com muita luz na maior parte do dia.

3. Reprodução
Cactos que soltam "filhotes" ao longo do tempo, normalmente faz-se reprodução por enxertia. Agora cactos em formatos de palma (opúntias, por exemplo), retira-se uma palma da planta, deixe em sombra por alguns dias, e depois coloque na terra. Em algumas semanas, já começará formar raízes.
Flor-de-maio, que é uma cactácea, retira-se um ramo com, no mínimo dois artículos, e coloque na terra. Não precisa esperar como é feito com os outros cactos. Uma dica é pegar ramos com artículos que já formaram raízes na própria planta-mãe.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Flor da espada-de-são-jorge

Estou postando as fotos do florescimento da espada-de-são-jorge.
As flores são pequenas, mas muitas em uma só haste floral.



Muda de flor-de-maio

Para se tirar mudas de flor-de-maio é simples.
Pegue um ramo com dois artículos e coloque na terra. Em poucas semanas, já começará a produzir raízes e soltar os primeiros brotos.

Depois de algumas semanas, os novos brotos começam a aparecer...

sábado, 12 de janeiro de 2013

Dicas - Reprodução de Plantas

Olá, hoje vou dar algumas dicas de como reproduzir plantas da maneira mais fácil:

→ CACTOS (em formato de palmas): É só destacar uma palma, deixar alguns dias na sombra, e depois enterra na terra.
→ ESPADA-DE-SÃO-JORGE: Dividir a raiz. Se for espada-de-são-jorge toda verde, pode-se cortar a folha e enterrar na terra.
→ FLOR-DE-MAIO: Um simples ramo com 2 ou três artículos se for colocado na terra, em um mês já forma os primeiros brotinhos.
→ GLOXÍNIA: Divisão de tubérculos. Mas pode-se formar mudas a partir das folhas. Detalhes de como reproduzir por este processo, clique aqui.

Em outros momentos, postarei mais dicas e com outras plantas.

Dicas - Adubação de Plantas

As plantas ficam mais bonitas, com mais flores, não só com cuidados básicos, como regas e iluminação. Elas também necessitam de nutrientes para que se fortaleçam, assim ficam mais bonitas e mais resistentes ao ataque de pragas.
Podemos adubar as plantas com adubos químicos ou orgânicos. Eu costumo usar o químico em flores de vez em quando, mas uso mais o adubo orgânico.
A questão dos adubos orgânicos, para quem prefere, é difícil falar qual se deve usar, pois varia de planta para planta. Mas o padrão seria o NPK 10-10-10. Existem outros, a pessoa deve ver qual é o melhor para seu tipo de planta.
Agora para quem prefere uma adubação orgânica. Tem várias formas de se fazer:
→ Pode-se usar a água que lavamos o arroz.
→ Adubar com esterco de cavalo (é uma ótima alternativa)
→ Jogar casca de ovo triturada sob a terra.
Enfim, temos diversas maneiras...
Quando a planta chega a ficar feia, com as folhas novas muito pequenas ou crescendo deformadas (se for verificado que não há pragas, com certeza é falta de adubação) faça adubação com o adubo químico líquido (por ser líquido, a absorção se torna mais rápida), e a planta deverá em poucos dias voltar a crescer mais bonita.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O que fazer com cacto que está apodrecendo?

Como todos sabem, os cactos não toleram o excesso de água. E quando ele é regado em excesso o cacto pode vir a apodrecer.
O primeiro sinal de que ele está apodrecendo é quando a parte dele mais próxima da terra começa a escurecer.
Se perceber logo, ainda há uma solução para que não apodreça. Pegue o cacto e retire da terra e deixe-o (fora da terra) na sombra por uma semana. É o tempo que a terra do vaso seca. Depois disso, plante-o novamente na terra, mas não regue ele por alguns dias (uns 3 ou 4 dias).
Passado esse período, volte a regar, mas regulando a quantidade e o tempo entre uma rega e outra. Assim, ele sobreviverá e durará por bastante tempo.