sábado, 26 de janeiro de 2013

Dicas para cuidar de cactos

Hoje vou falar um pouco dos cactos, que são plantas fáceis de cuidar, mas alguns erros podem ser fatais para eles.

1. Regas
Os cactos devem ser regados somente quando percebe-se que a terra está bem seca. Uma dica que eu dou é regar e quando a superfície estiver seca, espere mais um ou dois dias para regar (no calor; no frio regue em mais dias). Isso porque a primeira parte que irá secar é a superfície, então há riscos de que no fundo do vaso, ainda tenha umidade.
Eu faço assim, e os cactos nunca deram sinais de falta de água.

2. Exposição
Os cactos são plantas de pleno sol, por isso deixe em um lugar, que pegue a maior quantidade de sol possível. Se não bate sol direto, deixe pelo menos em um lugar com muita luz na maior parte do dia.

3. Reprodução
Cactos que soltam "filhotes" ao longo do tempo, normalmente faz-se reprodução por enxertia. Agora cactos em formatos de palma (opúntias, por exemplo), retira-se uma palma da planta, deixe em sombra por alguns dias, e depois coloque na terra. Em algumas semanas, já começará formar raízes.
Flor-de-maio, que é uma cactácea, retira-se um ramo com, no mínimo dois artículos, e coloque na terra. Não precisa esperar como é feito com os outros cactos. Uma dica é pegar ramos com artículos que já formaram raízes na própria planta-mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário