domingo, 30 de dezembro de 2012

Reprodução de Gloxínias (Enraizando a folha na água)

As gloxínias são plantas perenes de ciclo anual, que apresentam tubérculos. A planta entra em repouso e esperamos pela nova brotação.
Para termos mais de uma gloxínia, podemos fazer a divisão do tubérculo. Mas, eu testei outro método que até o momento está dando certo. É o método de enraizamento na água.
Para isso, cortei uma das folhas e a coloquei na água, somente água, sem nenhum tipo de produto. Somente o pecíolo (a parte que liga a folha ao caule) deve ficar na água. Depois disso, deixei em local iluminado e até agora estou esperando.
Depois de várias semanas, já posso ver uma pontinha de raiz saindo da folha. Depois que a raiz crescer, é só transferir para o vaso com terra adubada e ir cuidando com os mesmos cuidados do que se tem com a gloxínia em si.


Folha com pecíolo na água.
Broto retirado da planta-mãe, que foi colocado na água para enraizar, e agora no vaso.

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, sempre consegui deste modo, acho mais fácil do que colocar direto na terra...

      Excluir
  2. Uma das minhas duas gloxínias começou a dar folhas este ano, mas morreram. Então entendi que tinha que "refrescar" o tubérculo. Soltei delicadamente a terra toda numa bacia e separei o pequeno grupinho de folhas murchas. Fiquei pasma qdo retirei da terra, com muito cuidado e não encontrei os bulbos. Depois de mexer a terra toda, vi algo que me lembra um tubérculo, mas seco e vazio, no meio de uma teia que deveriam ser as raízes, muito finas. Isso acontece? Ou será que era uma muda feita a partir de folha? Nesse método, a folha desenvolve um tubérculo ou apenas florece e depois morre? Fiquei sem entender nada! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era para ter o tubérculo... Se não tem, provavelmente ele deve ter apodrecido com o excesso de água !!! Gloxínia costuma durar vários anos !!!

      Excluir
  3. Bom dia! Sua gloxínea está linda!! Vendo suas gloxíneas me deu uma saudades das minhas.. Já tive gloxíneas maravilhosas... fazia como você.. colocava a folha na água e assim ia gerando nossas plantas... mas já há algum tempo... minhas gloxíneas não geram mais flores e ficam tão frágeis e não crescem.. sua folhas são miúdas e flores nem aparecem..
    Você tem ideia do que poderia ser..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser falta de adubo ! Talvez trocando a terra e adubando melhore.

      Excluir
    2. a minha folha na agua apodrece. pq?

      Excluir
    3. Eu troco a água quase todos os dias para evitar as chances de atrair fungos e apodrecer a folha.

      Excluir
  4. Obrigada pela dica, ganhei uma hoje.

    ResponderExcluir
  5. Trouxe um vaso de flor de maio da casa de minha mãe e quando comecei a cuidar apareceram as folhas da gloxicinia, tirei então a flor de maio e a gloxicinia ficou linda deu muita flor, mas agora que cairam as flores apareceu um caule bem comprido e as folhas vão surgindo dele ao inves de sair na terra, tive até que dar uma volta no caule e apoiar no vaso, o que devo fazer !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo arrancar estes caules logo quando aparecem (com 3 ou 4 pares de folhas) e coloco para enraizar e ter uma nova muda. Depois de algum tempo, a planta solta os brotos novamente. Se a sua ficou grande demais, talvez dê flores. Eu nunca deixei crescer mais do que 4 pares de folhas nestes "brotos extras" que aparecem na planta, pois eles ficam "tombados" conforme crescem.

      Excluir
  6. o que fazer quando a gloxícinia solta os botões mas antes das flores desabrocharem ocaule adoece e a flor morre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Não tem nenhum inseto atacando as plantas ? Faz adubação de vez em quando ?

      Excluir
  7. Meu amigo Jonathan Silva Oliveira tenho uma gloxinia e fiz uma muda por enraizamento em água coloquei ela em um vaso mas ainda não apareceu novas folhas. Quanto tempo demorou pra aparecer novas folhas nas suas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Estive um tempo afastado do blog, por isso desculpe-me pela demora em responder. As gloxínias demoram um tempo mesmo para brotar. Tem que ir regando para que as raízes formem uma "batatinha". Só depois disso a folha enraizada seca e as novas começam a brotar. Isso leva várias semanas depois de colocar a folha enraizada no vaso !

      Excluir
  8. Olá, gostei das dicas. Coloquei uma folhinha para enraizar na água. Já surgiram raízes e três folhinhas. Até que tamanho as folhas filhotes precisam ficar para que eu plante a muda no vaso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloco a folha na terra logo após de criar mais ou menos 2 centímetros de raízes.

      Excluir
  9. Tenho um vaso de gloxinia, comprei florido e com muitos botões, mas antes de abrirem já apodrecem e mesmo quando abrem, no máximo em um dia já está murcho e acaba apodrecendo até o caule. As folhas tbem estão amarelando. O que acontece com ela e como posso cuidar da forma correta?

    ResponderExcluir
  10. Minha nona sempre teve gloxinias e desde guri a vi criando novas mudas a partir das folhas mais velhas e fortes das plantas q tinha, são lindas, delicadas e alegram qualquer ambiente. Hoje em casa temos várias tmb é seguimos seu exemplo.

    ResponderExcluir
  11. minha mae tem varias uma mais linda que outra sao todas bem cuidadas.

    ResponderExcluir
  12. Durante o período de adormecimento é necessário tirar o tubérculo da terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo tirar. Somente tiro quando vou trocar a terra do vaso.

      Excluir
  13. Durante o período de adormecimento é necessário tirar o tubérculo da terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo tirar da terra. Só tiro quando quero trocar a terra do vaso.

      Excluir