Olá, leitores ! Faz bastante tempo que escrevi um texto sobre uma técnica que eu mesmo tive dificuldade de encontrar informações na internet: é o método de enraizar as folhas de gloxínia para gerar novas mudas. O primeiro texto foi um sucesso e até o momento, o mais acessado aqui no blog. Você pode encontrar o primeiro texto clicando aqui.
Ainda percebo que mesmo depois de escrever aquele texto, muitos tem algumas dúvidas sobre este método. Portanto, escrevi para vocês um artigo com perguntas e respostas que já foram feitas por alguns leitores deste blog.
1. Dá para enraizar a folha diretamente na terra? Resp.: Sim, é possível, porém as chances de esquecer de deixar a terra úmida e desidratar a folha antes de enraizar são maiores.
2. Quanto tempo leva para enraizar na água? Resp.: Não demora muito, isso leva algumas semanas.
3. Precisa colocar algum produto na água para estimular o enraizamento? Resp.: Não, eu uso somente água e as primeiras raízes crescem em algumas semanas.
4. Depois de quanto tempo, a folha enraizada gera folhas novas? Resp.: Quando enraizada e colocada na terra, nos primeiros dois meses a muda começa a formar uma "batatinha" na terra, e só depois começa a sair as primeiras folhas.
5. Depois de tranferir a folha enraizada para um vaso com terra, quais devem ser os cuidados? Resp.: Você deve cuidar como se fosse uma gloxínia "adulta", tomando cuidado com as regas, para que não apodreça a planta e o tubérculo em formação. Não esquecer de que conforme a planta se desenvolve, deve-se deixar a terra adubada para que tenha um bom desenvolvimento e uma boa floração.